Livro sobre Empreendedorismo Grátis
 
 
 

SALÁRIO NÃO É TUDO! Leia aqui 7 formas de motivar os seus funcionários

Funcionários motivados produzem mais, dão maior lucro para empresa, tem uma qualidade de vida maior, são mais animados e motivam toda a equipe, são fundamentais. Engana-se quem pensa que salário é tudo na hora de motivar uma pessoa. Uma pesquisa recente da empresa Curriculum diz que 65%  dos funcionários não encaram a remuneração como algo decisivo para a vaga.

Vamos fazer um teste antes do início das 7 formas de motivar os seus funcionários?

TESTE

O que você tem feito para motivar os seus funcionários?

[   ] Nada

[   ] Muito, muito, muito pouco

[   ] Eu acho que ele já está motivado

[   ] Uai, eu pago ele todo mês, e isso basta!

[    ] Ele trabalha por amor

Se você marcou alguma das opções acima devo dizer que “Você tá tirando onda com a minha cara heim muleque” .

Saiba que, de acordo com a empresa de consultoria Right Management, os funcionários podem render até 50% mais se estiverem motivados. “Isso é uma beleza para pequenas empresas que tem uma equipe super enxuta (a grande maioria é assim)”

A pergunta que surge é

COMO MOTIVAR O MEU FUNCIONÁRIO E FAZÊ-LO SER MAIS PRODUTIVO?

Pessoas motivadas

1 – TENHA METAS E OBJETIVOS CLAROS

Um dos fatores que mais motivam as pessoas é entender o papel da empresa e os objetivos dela no mercado. Uma empresa com metas e objetivos bem definidos faz com que os funcionários se empenhem em alcançá-los.  Lembra daquele ditado que mente vazia é oficina do diabo? Então, deixar o funcionário sem ocupação, metas e objetivos, faz com que ele fique desanimado e desmotivado. Ele precisa saber que contribui para alguma causa da sua empresa. DICA DE ARREBENTAR: Defina metas (números) e objetivos para o ano, para o semestre ou para datas específicas, porém não defina metas e objetivos de vendas apenas, mas de atendimento, follow-up, elogios, resolução de problemas, etc. Não seja opressivo, criando metas ou objetivos inalcançáveis porque isso seria um “tiro no próprio pé”

2 – ESTABELEÇA UM AMBIENTE DE TRABALHO AGRADÁVEL

Os funcionários ficam mais de  1/3 do dia em sua empresa e eles precisam de um ambiente agradável para produzirem mais e assim gerar maiores lucros para você. DICA DE ARREBENTAR: Deixe eles trabalharem a vontade e não crie regrinhas idiotas. O importante no fim é o resultado. A raiva (de um possível desentendimento ou do próprio chefe) e a ansiedade (por falta de comunicação interna, ou medo de ser mandado embora) fazem com que colaboradores não sejam produtivos. Evite situações desse tipo em sua empresa

3 – FAÇA ELOGIOS PÚBLICOS

Você é um “turrão” e pensa “Se eu falar que ficou excelente, ele vai achar que está perfeito, e ai não vai querer melhorar”. Sinceramente, isso é ridículo. As pessoas gostam de ser elogiadas e você precisa fazer isso. DICA DE ARREBENTAR: Que tal criar o funcionário do mês em sua empresa. Defina algumas metas ex: Retornar a ligação para x clientes, resolver x problemas, receber mais elogios dos clientes, etc. Essa meta alcançável  e mensurável, fará o funcionário ir para o mural do mês. Isso faz com que o colaborador fique mais animado e motivado. Crie o projeto “o funcionário do mês” em sua empresa

4 – PERMITA A PARTICIPAÇÃO NAS DECISÕES DA EMPRESA

As pessoas vão amar se você permitir que elas opinem em decisões crucias da empresa. Se eles souberem que a opinião deles foi implantada, ficarão mais motivados ainda. Isso é fundamental, porque ninguém quer ser um “zero a esquerda” na empresa, mas todos precisam saber o seu real valor na instituição. Uma das formas mais nobres de se valorizar uma pessoa é ouvindo-a e implantando (quando possível) suas sugestões. DICA DE ARREBENTAR: Que tal criar um projeto apresentando os problemas da empresa aos funcionários? Quem tiver a melhor idéia para solucioná-los vai ganhar um dos 2 ítens abaixo.

5 – PREMIE OS SEUS FUNCIONÁRIOS

Prêmios são maravilhosos, e ajudam a melhorar a auto estima e a desestressar o funcionário. DICA DE ARREBENTAR: Que tal dar uma viagem, folga, passeio, ingresso para o cinema ou teatro, bolsas de estudo, cursos gratuitos, tudo pelo bem do colaborador? O importante é pensar nele e não em você ou na empresa. Seja altruísta!

6 – DÊ RECOMPENSAS EM DINHEIRO

Você não vai aumentar o salário do funcionário, mas antes, vai dar a ele um bônus em dinheiro por ter feito algo além da obrigação. Disse acima que você iria criar um programa para premiar as melhores idéias (que vão resolver o problema da empresa). Antes de mais nada defina quais serão os prêmios e as recompensas em dinheiro que todos poderão ganhar. DICA DE ARREBENTAR: Acredite, se você der prêmios e bônus em dinheiro, vai ter uma tremenda economia no fim das contas, pois talvez o problema que você encontrou esteja impactando definitivamente na lucratividade da empresa.

7 – TENHA UM PROGRAMA DE PARTICIPAÇÃO NOS LUCROS DA EMPRESA

A participação nos lucros é algo muito motivador, se feita de forma justa e inteligente. DICA DE ARREBENTAR: A participação pode ser trimestral, semestral, ou anual. O importante é que a meta seja clara e alcançável. Não premie apenas uma pessoa ou setor, mas estabeleça uma meta geral, onde todos, trabalhando em conjunto, possam alcançar.

DETONANDO TUDO

Salário não é tudo na hora de motivar uma pessoa como viu acima. Lembre-se que funcionários motivados rendem muito mais (50% mais) e possuem maior alegria e qualidade de vida. Recomendo que você implemente alguma dica acima (ou várias) em sua empresa. Não se esqueça que todo projeto de motivação deve ser para toda a empresa e não apenas para um setor em específico. Implante a política da motivação de vez em sua empresa, e não faça isso apenas por um período. Envolva a todos e crie metas e objetivos específicos para cada setor (vendas, administrativo, financeiro, contabilidade, etc.)

Seja criativo e pense no funcionário acima de qualquer coisa. DETONE!!!

Estes artigos abaixo podem lhe ajudar

Quer contratar o melhor dos melhores? As dicas estão aqui

Inove e renove sua micro ou pequena empresa. Saiba como!

O segredo das pessoas de sucesso

Obrigado por ler meus artigos e saiba que você é sempre bem vindo aqui

1 Estrela2 Estrelas3 Estrelas4 Estrelas5 Estrelas (2 votos, média: 5,00) Qual a sua nota para este artigo? Vote e compartilhe-o com os amigos!

Loading ... Loading ...

Autor:

Site do Autor | Artigos de Alessander Raker

Consultor de Marketing e Design. Acredito que todos podemos alcançar o sucesso se internamente tivermos muito Amor, Garra e Persistência. Sou apaixonado pelo ser humano e pela vida. Google+, Facebook, Twitter,

Gostou deste artigo? Então torne-se fã do Blog no Facebook!


Artigos Recomendados


Comentários


  1. Gabriel Menotti
    8 de novembro de 2012

    Estou lisonjeado com este post.Só existe uma palavra para definir seu texto: Sensacional.

    Parabéns!

    Um abraço.

    Responder

    • Alessander Raker
      9 de novembro de 2012

      Que bom que tem gostado. As dicas são bem preparadas e cada artigo é feito com carinho. Um abraço e volte sempre Gabriel

      Responder

  2. Adriano Passos Passos
    6 de novembro de 2013

    Muito Obrigado, por dividir este artigo, excelentes dicas.
    Muitas empresas pensam em só lucrar, e esquece que a chave principal para o sucesso desta empresa está ligada ao funcionário, de cada setor, por isso que temos que motivar pessoas, elogiar, por uma meta alcançada, um negocio realizado com sucesso, oferecer brindes, viagens, e outras.
    Parabéns, estou muito satisfeito em receber essas e outras dicas de ARREBENTAR.

    Responder

  3. Alessander Raker
    6 de novembro de 2013

    Que bom que gostou adriano. Fico muito feliz em lhe ajudar, volte sempre e realmente o que você disse é a base de uma excelente jornada em qualquer empresa. Pena que muitos não seguem este caminho e acabam por perder o maior ativo da empresa, os seus colaboradores. Volte sempre, um abraço!

    Responder

Comente o Artigo!

Twitter Facebook Google+ youtube RSS