Livro sobre Empreendedorismo Grátis
 
 
 

Porque devo registrar a minha marca?

Muito se fala em registro de marca aqui no DESCONSTRUIR, porém um fato interessante e não raro fez com que eu escrevesse este artigo. De acordo com diversas fontes a Apple poderá ser processada pela Gradiente pois o INPI concedeu o registro do nome iphone a Gradiente. Como assim? O que aprendemos com isso?

Gradiente Iphone - Celular

VOLTEMOS AO PASSADO

Em 2000 a Gradiente (então quase falida) fez o pedido de Registro da marca “iphone”, já a Apple fez o pedido do registro do nome no Brasil em 2007. Agora em 2013 os documentos foram analisados e os direitos de uso da marca “iphone” foram concedidos a Gradiente pelo INPI. 

Como assim?  A apple não poderá usar o nome iphone no Brasil mais? Se ela não quiser ser processada pela Gradiente deverá parar de usar o nome nas terras tupiniquins. O “problema” é que a Gradiente no ano passado anunciou sua linha de telefones com o nome iphone (e ela pode usar o nome) então cabe a Apple recorrer da decisão é tentar algo na justiça (isso vai dar o que falar). 

A grande verdade é que a Gradiente poderá a qualquer momento entrar na justiça e exigir a Apple o pagamento de indenizações por danos morais e materiais, caso ela continue usando o nome iphone no Brasil. 

Concurso Peixe Grande 2014
Iphone é da Gradiente
Iphone é da Gradiente

O QUE APRENDEMOS COM ISSO? 

O registro da marca é importantíssimo para qualquer empreendedor, pois, caso você não o faça outro poderá faze-lo e te impedir de usar tal nome. Imagine a seguinte situação: Sr. Jorge abriu uma empresa de venda de doces e “criou”a marca D’sert (em alusão a Dessert = sobremesa) no início ele passou muito aperto, mas depois de 8 anos de trabalho duro iniciou o processo de franqueamento da marca pois desejava expandi-la. Quando tudo parecia certo ele recebe uma notificação judicial de que deveria parar de usar a marca D’sert pois a 8 anos atrás uma outra pessoa havia pedido o registro da mesma. 

Consegue imaginar a cara do Sr. Jorge? A dor de ter que deixar de usar o nome da “sua” marca? E todos os gastos que ele teve? Todo o tempo que ele desprendeu neste projeto? … 

Querido empreendedor, sim você, que está lendo este artigo. Quer lançar uma empresa ou negócio no mercado? Faça tudo direitinho e registre sua marca. Não espere a bomba explodir para saber que você não mais tem direito de uso da mesma. 

Enquanto isso as grandes Gradiente e Apple estão se pegando no tatame. Elas que se entendam…

O que você achou da decisão do INPI ao dar o registro da marca “iphone” a gradiente? Deixe seu comentário abaixo 

Um abraço querido empreendedor e até a próxima

1 Estrela2 Estrelas3 Estrelas4 Estrelas5 Estrelas (1 votos, média: 5,00) Qual a sua nota para este artigo? Vote e compartilhe-o com os amigos!

Loading ... Loading ...

 

Autor:

Site do Autor | Artigos de Alessander Raker

Consultor de Marketing e Design. Acredito que todos podemos alcançar o sucesso se internamente tivermos muito Amor, Garra e Persistência. Sou apaixonado pelo ser humano e pela vida. Google+, Facebook, Twitter,

Gostou deste artigo? Então torne-se fã do Blog no Facebook!


Artigos Recomendados


Comentários


  1. Hermes Advogados
    18 de julho de 2014

    Excelente artigo, parabéns!!

    Esperamos que o INPI permaneça implantando melhorias no sistema e no tempo de duração dos processos de registro de marcas, patentes, desenhos industriais e softwares, de forma a estimular, cada vez mais, o crescimento do instituto da Propriedade Intelectual no Brasil, sobretudo, entre os empresários e comerciantes de pequeno e médio porte do país que, em sua grande maioria, ainda não possuem dimensão do quanto este tema é importante para o sucesso dos seus negócios.

    Responder

    • Alessander Raker
      22 de julho de 2014

      Realmente Hermes. Eu gostaria que fosse mais simples o processo de registro e principalmente, mais ágil. Obrigado pelo comentário. Volte sempre meu amigo.

      Um abraço

      Responder

Comente o Artigo!

Twitter Facebook Google+ youtube RSS