Livro sobre Empreendedorismo Grátis
 
 
 

COMO MOTIVAR MINHA EQUIPE DESMOTIVADA?

Sua equipe de trabalho está “capengando”? O clima está pesadérrimo? O “bicho tá pegando” e você está percebendo que isso está afetando os lucros e o atendimento aos clientes? É meu querido empreendedor, está na hora de agir antes que o barco afunde. Vamos as dicas?

Como motivar minha equipe desmotivada

desanimo

SEJA CLARO E HUMILDE

O primeiro passo é ser claro com toda a equipe (não converse apenas com os líderes mas com toda a equipe). Apresente resultados (números se possível) e pergunte a eles o que está acontecendo? DICA DE ARREBENTAR: Se possível chame um por um da sua equipe e converse pessoalmente. Você empreendedor precisa ser muito acessível e humilde para que eles possam se abrir com você e lhe contar as coisas (lhe sugerirem e lhe ajudarem). Sinto em lhe dizer que, se você é carrancudo, egocêntrico e orgulhoso é neste momento que você vai colher todo o abacaxi sozinho (vai se ferrar, pois não vai conseguir ajuda alguma dos funcionários)

QUEBRE A ROTINA

Rotina f$%# tudo. Sim a rotina faz com que o ser humano vire uma máquina pré programada e em pouco tempo você terá robôs atendendo seres humanos. Terá maquinas que servem café ao invés de atendentes atenciosos. DICA DE ARREBENTAR: Quebre a rotina com a criatividade. Crie um mural de fotos, dê prêmios, traga presentes, escreva frases de incentivo, elogie, faça uma festa, mude o ambiente de trabalho, em suma, crie um clima diferente do costumeiro

RECOMPENSE O ESFORÇO

Muitas pessoas se desmotivam por saber que não vão receber nada em troca pelo seu esforço extra. Recomendo que você tenha um plano de carreira e bônus claros pelo desempenho. Você pode dar elogios, brindes, prêmios em dinheiro, participação nos lucros da empresa (isso é bom para motivar a equipe inteira), deixar bilhetinhos com cada colaborador, etc. O importante é recompensar o esforço extra (pois ninguém vai querer dar mais de si se não receber nada em troca)

ESTIMULE A INTERAÇÃO

A falta de comunicação gera desconfiança, a desconfiança gera panelinhas de grupos que se identificam e esses grupos criam uma desunião generalizada. Para quebrar o clima tenso estimule atividades interativas em grupo. DICAS DE ARREBENTAR: Que tal promover um teatro em grupo, um almoço onde cada grupo faça um prato (faça esse almoço na sua casa porque o clima será melhor), uma atividade radical em grupo (rafting, escalada, acampamento, etc.). Faça de tudo para que a equipe se comunique, troque interações, se conheça, pois isso retira o medo e melhorar o ambiente

CUIDE DAS NECESSIDADES HUMANAS 

Siga a pirâmide de Maslow e supra a necessidade dos membros da sua equipe

 piramide-de-maslow

DETONANDO TUDO

Para motivar uma equipe é preciso criatividade, comunicação, atenção e ação. O primeiro passo é ouvir, quebrar a rotina, estimular a equipe e mudar a situação. Mude e coloque energia em sua equipe. 

Não se esqueça, atitudes iguais geram resultados iguais, atitudes diferentes geram resultados diferentes. 

Compartilhe conosco o que você tem feito para motivas sua equipe. Iremos apreciar muito

Um forte abraço querido empreendedor 

1 Estrela2 Estrelas3 Estrelas4 Estrelas5 Estrelas (10 votos, média: 4,80) Qual a sua nota para este artigo? Vote e compartilhe-o com os amigos!

Loading ... Loading ...

Autor:

Site do Autor | Artigos de Alessander Raker

Consultor de Marketing e Design. Acredito que todos podemos alcançar o sucesso se internamente tivermos muito Amor, Garra e Persistência. Sou apaixonado pelo ser humano e pela vida. Google+, Facebook, Twitter,

Gostou deste artigo? Então torne-se fã do Blog no Facebook!


Artigos Recomendados


Comentários


  1. Como Fazer Orkut
    8 de maio de 2012

    Muito legal as dicas!! Aqui adotamos uma brincadeira, praticamente um sistema de ranking semanal. Todas as tarefas entregues, antes ou no tempo tem uma pontuações especificas e também de acordo com a tarefa. Os cinco funcionários que fizerem mais pontos na semana ganham mimos e presentes variados. A ideia partiu da minha sócia e ajuda sim estimular a produtividade.

    Até mais.

    Responder

    • Alessander Raker
      8 de maio de 2012

      Boa estratégia. Esses jogos competitivos sempre são bem vindos quando são feitos dessa forma.
      Obrigado por partilhar suas dicas conosco.

      Um abraço e volte sempre

      Responder

  2. Giovany Cavalcante Morais Morais
    6 de janeiro de 2013

    ótimo titulo.

    Responder

  3. Giovany Cavalcante Morais Morais
    31 de março de 2013

    Sabemos que a motivação e fator primordial em uma empresa, dicas muito importante que valem apena seguir.

    Responder

  4. Dani Vilas
    22 de abril de 2013

    preciso criar uma disputa na minha equipe valendo prêmios como fazer?

    Responder

  5. Daniele
    22 de abril de 2013

    Olá bom dia! Preciso motivar minha equipe, estava pensando em algo que faça meu pessoal disputar por prêmios como faço?

    Responder

  6. Alessander Raker
    29 de abril de 2013

    Eu não gosto muito de disputas, mas o ideal é ter uma meta mensurável ex: Quem conseguir uma melhor avaliação dos cliente ganha. Essa avaliação será feita pelo próprio cliente através de um formulário.

    Um abraço

    Responder

  7. Raquel Cruz
    13 de novembro de 2013

    Parabéns, é sensacional tudo que encontramos aqui, minha forma de parabeniza-los será um almoço em minha casa surpresa com as demais pessoas do escritório pelo dia do técnico de segurança, próximo 27 de novembro.

    Responder

  8. edson piÃO
    2 de dezembro de 2013

    QUANDO UMA EMPRESA CHEGA AO PONTO DE TER QUE RECORER A ESTAS ALTERNATIVAS PARA MOTIVAR OS TRABALHADORES é porque o chefe nÃO FOI COMPETENTE O BASTANTE OU PORQUE A EMPRESA NO CASO Não preocupou se em saber que aquele ambiente de trabalho e composto tambem por SERES HUMANOS, QUE por sinal sÃO da mesma especie que o DONO. Então digo que esta empresa tem que se foder, porque não vivemos mais o tempo da escravidão. Agora se eu fosse convidado pra cozinhar na casa do chefe ou patrão eu ia vestido de PALHAÇO, porque era desse jeito que eu estaria sendo visto…

    Responder

    • Alessander Raker
      18 de dezembro de 2013

      O ideal é que isto seja usado de forma natural como cultura da empresa e não em momentos de crise. Se assim for feito os resultados realmente serão assustadores como você mesmo disse Edson.

      Obrigado pelo comentário e visita, volte sempre. :D

      Responder

  9. FABIANA
    22 de março de 2014

    nOSSA AMEI AS EXPLICAÇÕES AS DICAS VOU LEVAR PARA MINHA EQUIPE E PEQUENAS MAS SEI QUE VAI TER UM RETORNO UMA DIFERENÇA.

    Responder

    • Alessander Raker
      24 de março de 2014

      Que bom que gostou Fabiana. Desejo melhoras para sua equipe, um abraço e volte sempre.

      Responder

  10. Edson dos Santos
    7 de abril de 2014

    Gostei muito desta materia, as explicações e dicas são otimas!!!!!!!!!!!!!!!!!!

    Responder
  11. já apliquei alguns exemplos e me rendeu um bom resultado.

    Responder

  12. Cristina Mendes
    15 de junho de 2014

    Olá,
    Gostei muito das suas dicas. Sou coordenadora pedagógica do Ensino Médio e Fundamental e gostaria de algumas dicas para levantar a estima dos professores.
    Minha escola é estadual, mas é muito boa. Porém a equipe: professores x diretora não estão se entendendo. E isso está gerando um ambiente desfavorável, pesado e para piorar os alunos (os mais dificeis) não fazem o que o professor pede (ex: atividades propostas, não estuda para prova, não entrega trabalho em dia, etc). Por favor, me ajuda. Somos 3 coordenadoras e queremos ajudar a nossa escola. O que fazer? Desde já agradeço. . Obs:como estou de férias queria aproveitar este tempo para que no dia 14 de julho de 2014, no retorno já ter alguma coisa pronta. Obrigada.

    Responder

    • Alessander Raker
      25 de junho de 2014

      Olá Cristina tudo bem? Vocês precisam criar uma interação maior entre as partes discordantes e criar um clima mais amistoso para ambos. Como fazer isso? Gincanas, eventos em grupo, etc.

      Que tal uma gincana valendo ponto, onde serão coletados comidas e materiais a serem doados a instituições de caridade da sua cidade. Vocês também podem colocar cada professor como coordenador de um grupo interno. Cada Grupo terá uma atividade e no fim todos vão ganhar (alunos e pessoas carentes). Que tal plantar árvores, ajudar idosos, visitar hospitais, ajudar crianças em creches, visitar o museu, conhecer a história da cidade, etc…

      Use a criatividade para unir professores e alunos, essa é a dica.

      Um forte abraço e obrigado pela visita. :D

      Responder

Comente o Artigo!

Twitter Facebook Google+ youtube RSS